Quem sou eu

Minha foto
bem vindo no meu blog Culinário

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

RECEITAS NATALINAS

ARROZ COM CASTANHAS DE CAJU

Quer deixar o arroz de sempre com cara de festa? Misture castanhas de caju, vinho branco e um toque de Margarina. Você vai surpreender a família e os amigos com esta receita prática e deliciosa. Rende 9 porções
Ingredientes:• 3 colheres de sopa de margarina
• 3 xícaras de chá de arroz branco
• 1/4 xícara de chá de vinho branco seco
• 6 xícaras de chá de água fervente
• Sal a gosto
• 8 ramos de salsa picados bem fino
• 1 xícara de chá de castanha de caju picada
Modo de Preparo:
Numa panela média, derreta a margarina, adicione o arroz e refogue por alguns instantes. Acrescente o vinho e misture bem. Depois de alguns minutos, coloque a água fervente. Tempere com o sal e cozinhe por aproximadamente 20 minutos em panela semi-tampada em fogo baixo. Desligue o fogo, tampe a panela completamente e deixe descansar por mais 5 minutos.
Momentos antes de servir, transfira o arroz para uma travessa, adicione a salsa, a castanha de caju e misture delicadamente.
PERU RECHEADO PARA O NATAL
Para o peru:
• 1 unidade de Peru temperado congelado (cerca de 7,5kg)
• 3 colheres de sopa de margarina de boa qualidade cremosa
Para a farofa:
• 6 colheres de sopa de azeite de oliva
• 3 colheres de sopa de margarina cremosa
• 1 Cebola grande cortada em cubos pequenos
• 3 1/2 xícaras de chá de Farinha de milho em flocos
• 15 unidades de azeitona verde sem o caroço e picadas
• 6 unidades de banana nanicas, cortadas em rodelas
• 1/2 xícara de chá de uva-passa sem sementes
• 1 maço de cheiro-verde picado
• Sal a gosto
Para o molho:
• 4 maracujás (polpas peneirado)
• 1 colher de chá de sal
• 8 colheres de sopa de mel
• 4 talos de cebolinha verde picados
Modo de Preparo:
Para o peru
:
Retire o peru do freezer, acomode-o numa assadeira e leve para a parte inferior da geladeira por cerca de 72 horas para descongelar. Abra a embalagem, retire o saquinho com os miúdos, cozinhe a moela e o pescoço em água com sal, até ficar macio, depois corte a moela em cubos pequenos e em seguida desfie o pescoço. Pique o fígado, o coração e reserve.
Para a farofa:Numa frigideira, aqueça o azeite, a margarina e refogue a cebola. Junte os miúdos reservados e frite em fogo médio por 10 minutos, mexendo de vez em quando. Acrescente a farinha de milho, as azeitonas, as bananas e as passas. Por último junte o cheiro-verde e tempere com sal a gosto. Com a ajuda de uma colher, preencha toda a cavidade interna do peru com a farofa e guarde o restante para acompanhar a ave depois de pronta. Pré-aqueça o forno em temperatura média (200ºC). Feche a cavidade com o auxílio de palitos e um pedaço de barbante próprio para uso culinário, faça movimentos de ziguezague, prendendo bem para que o recheio não extravase durante o cozimento. Prenda as asas junto ao peito com os palitos ou deixe-as por baixo do peito e cruze as coxas, amarrando-as com outro pedaço de barbante. Acomode a ave numa assadeira grande, cubra com papel-alumínio e asse por 2 horas. Retire o papel-alumínio e retorne ao forno até o termômetro pular (aproximadamente 2 horas) e besunte a ave a cada 30 minutos para que ela fique com um dourado uniforme.
Para o molho:Leve a assadeira diretamente sobre a chama do fogão, descarte um pouco do excesso da gordura formada, acrescente a polpa de maracujá peneirada e tempere com sal, junte o mel e misture tudo com uma espátula para aproveitar todo o caldo de cozimento. Transfira o peru para uma travessa e reserve a assadeira. Remova os palitos e os barbantes da ave e decore-a colocando com a farofa restante ao redor. Apague o fogo, passe o molho por uma peneira, acrescente a cebolinha verde e sirva o molho à parte, acompanhando o peru e a farofa.


PUDIM DE ABACAXI
Ingredientes:
- 1 lata de abacaxi em calda (grande)
- 1 lata de leite condensado
- raspa de 1 limão
- 1 caixa de pudim em pó (sabor abacaxi)
- 10 biscoitos de maisena (ou champagne) esmagados
- calda caramelada para forrar a forma
Preparação:
1º- Forre uma forma de bolo inglês com a calda caramelada. Enxugue as rodelas de abacaxi (reserve a calda) e coloque algumas no fundo da forma, ao lado umas das outras, e nas laterais coloque meias rodelas.
2º- Dissolva o leite condensado em 500ml de água. Junte a raspa do limão e o conteúdo da caixa do pudim em pó de abacaxi, leve ao fogo brando até começar a ferver, formando um creme.
3º- Coloque dentro da forma camadas alternadas de biscoitos esmagados e embebidos na calda que reservou, e de creme. Leve ao freezer cerca de 24 horas. No momento de servir, desenforme o pudim e sirva-o bem frio.
TENDER AO MOLHO DE FRAMBOESA
Ingredientes: 
1 unidade de tender bolinha
300 gr de framboesa congelada
150 ml de vinho tinto 
1 unidade de cebola ralada
2 colher(es) (sopa) de mel 
Quanto baste de sal 
Quanto baste de pimenta-do-reino branca 
2 colher(es) (sopa) de azeite 
O Tender é um produto já pronto para consumo, ou seja, necessita apenas de aquecimento. Opcionalmente pode-se fazê-lo regando o Tender com um pouco de vinho branco e pincelando geléia de sua preferência sobre o mesmo. Se ficar damasiadamente no forno, corr
e o risco de ficar seco.
Prepare o molho: Passe no liquidificador a framboesa juntamente com o vinho tinto (separe algumas inteiras para decorar) até que fique homogêneo. Reserve. Em uma panela, aqueça o azeite e acrescente a cebola ralada. Quando ficar translúcida, acrescente as framboesas reservadas, o mel, sal e pimenta. Abaixe o fogo e deixe reduzir lentamente, para engrossar. Sirva o molho sobre as fatias de Tender, salpicado com algumas framboesas inteiras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário